terça-feira, 21 de setembro de 2010

Locke na Revolução


John Locke

Iluminismo foi a resistência ao poder absolutista dos reis e também da Igreja, com a tese revolucionária patrocinada por John Locke (1632-1704), de que o poder emana do povo e não de Deus.Esta poderosa idéia de Locke foi a causa da maior revolução social e política de toda a história da humanidade, pois, desenvolvida por outros ideiais do Iluminismo, acabou com o poder absoluto dos reis e abriu as portas para a democracia. Segundo Locke, o parlamento, que naquele tempo representava o povo, teria que ter mais poder que o rei. Locke foi o autor de uma constituição para o Estado de Virgínia, nos Estados Unidos que, embora não tenha sido adotada, serviu de base para a constituição dos Estados Unidos, em vigor até hoje.Locke pugnou também pela separação entre a igreja e o Estado, e defendia a tese de que qualquer governo que não estivesse atendendo o interesse da população teria que ser apeado do poder.Graças aos ideais do Iluminismo, que veneravam a liberdade, o século XVIII consagrou-se como o século do ILUMINISMO (ou Idade da Razão, ou Século das Luzes). Superando o obscurantismo medieval,que as novas e poderosas idéias iluministas derrubariam, a partir do final do século, o poder absoluto dos reis e da Igreja.
Em 1776, os novos ideais inspiraram o estabelecimento de um país fundado nos ideais de liberdade e responsabilidade individual defendidos pelos iluministas do Século das Luzes, os
Estados Unidos da América, sem dúvida é o país mais bem sucedido de todos os tempos.

Um comentário:

  1. "Os Estados Unidos da América, sem dúvida é o país mais bem sucedido de todos os tempos.", concordo, e acho que isso se deve a constituição à qual eles seguem.

    ResponderExcluir